quarta-feira, junho 28, 2006

Não temos medo de ninguém!

Esta foi a frase que Pauleta utilizou para responder à pergunta: "têm mais medo da selecção ou da imprensa inglesa?".
Esta foi mais uma razão para o considerar um exemplo para todos os jogadores de Portugal.
Pauleta têm sido criticado duramente, sendo constantemente posta em causa a sua qualidade e a sua titularidade na selecção. No entanto eu sou de outra opinião e considero o ponta-de-lança do PSG um indiscutível desta equipa. Nem Postiga, nem Nuno Gomes e de certeza nem João Tomás o conseguiriam substituir.
Não o considero indispensável apenas por ser como já referi um exemplo de atitude e entrega mas também pelos golos. Pois é! Pelos golos, pois se é certo que não marcou no Euro 04, a verdade é que fora essa competição tem marcado sempre ao longo da sua carreira nacional. É já o melhor marcador de sempre da selecção, e foi o melhor marcador da fase de qualificação tendo em conta todos os grupos e todas as selecções (algumas delas com jogadores como Henry,van Nistelroy ou Rooney). Tem claramente mais provas dadas que qualquer um dos seus concorrentes tendo sido várias vezes o melhor marcador em França, como aconteceu esta época, e mesmo em Espanha. Foi ainda considerado por duas vezes consecutivas o melhor jogador de França, feito que nem Zidane ou Platini conseguiram.
Mas um ponta-de-lança não vive só de golos e o nº 9 é exemplar também noutros aspectos. Movimenta-se muito bem abrindo espaços para as penetrações dos colegas, faz tabelas e faz assistências... Viram a jogada do golo português contra a Holanda? Pauleta não teve só uma acção espectacular mas também essencial. Nem todos os grandes pontas-de-lança o conseguiriam. Sem a sua capacidade de recepção e de aguentar a pressão dos defesas seria impossível marcarmos aquele golo.
Por tudo isto: continua Pauleta, "Contra tudo e contra todos".

Etiquetas: