segunda-feira, junho 04, 2007

Transferências Milionárias

Bem... para que a descrição deste blog não esteja desadequada convém fazer um post de acerca de futebol de vez em quando. Estava eu a pensar num assunto porreiro quando me lembrei: È pá! a semana passada houve assim umas transferências porreiras... não, não vou falar da saída do Tello para o Besiktas nem do Sidwell (quem é ele?) para o Chelsea! Pensei mesmo nas transferências milionárias do Nani e do Anderson para o Man Utd.
Foram dois grandes negócios para os dois primeiros classificados da última Bwin Liga. Confesso porém que considero o negócio do Sporting bem melhor do que o do Porto. Isto por várias razões, desportivas e financeiras.
O Nani iria sair do Sporting de qualquer maneira visto que já havia clubes interessados em pagar a sua clausula de rescisão que se cifrava ainda em 20 Milhões de Euros. Era sabido a pretensão dos responsáveis do Sporting em melhorar o seu contrato e aumentar essa clausula para os 30 Milhões tendo o acordo sido inclusive estabelecido antes da transferência se concretizar. No entanto essa clausula só entraria em vigor no início da próxima época, altura em que o Sporting começaria também a pagar o salário em causa. O Manchester confirmou a sua boa relação com o Sporting, e a pouca apetência dos seus responsáveis para entrar por vias litigiosas, ao não accionarem a clausula unilateralmente preferindo a via da negociação. Chegaram então a um acordo que ficava por um valor entre a clausula actual e a que iria entrar em vigor, recebendo o clube português mais cerca de 5 Milhões de Euros do que receberia se Nani rumasse, por exemplo, ao Tottenham. Esta foi ainda a melhor venda de sempre do clube de Alvalade (superior à venda de Figo, Simão, Hugo Viana, Quaresma ou Cristiano Ronaldo). A via financeira está então assim explicada e a desportiva? Não era o Nani uma mais valia no plantel do Sporting? É lógico que era. Nani era um jogador com uma técnica espantosa e que com a bola nos pés fazia milagres, por exemplo como o cruzamento que efectuou para o cabeceamento à figura do guarda-redes belga de Hélder Postiga no último jogo da selecção. O problema de Nani era no entanto quando não tinha a bola e parecia muitas vezes que não a queria tal a forma como ficava escondido entre os adversários quando lhe bastava dois passos ao lado para abrir uma linha de passe. O Nani tinha ainda um défice de competências tácticas que o levavam à irregularidade que demonstrava ao longo de demasiado tempo. Tenho apesar disso a ideia que vai para o clube certo para combater essas falhas e que poderá tornar-se num grande jogador no futuro, enquanto no Sporting a continuidade está assegurada nos jovens que se preparam já para se afirmar. A saída de Nani abre no Sporting espaço a um jovem fenomenal que poderá este ano explodir para o estrelato ao qual está destinado, e não falo do famoso Fábio Paim que é falado há anos, e que realmente tem potencialidades fora do comum mas ao qual faltará ainda algum trabalho e espírito de sacrifício. Falo do jovem Pereirinha que já foi este ano entrando na equipa do Sporting sem ter no entanto a confiança necessária para mostrar todas as suas capacidades. Pereirinha é um jogador que é tacticamente bastante maduro fazendo o lado direito e o centro do meio campo com igual eficácia e tem um controlo de bola que promete.
Já no Porto essa substituição não é tão pronta não se verificando dentro do plantel uma solução adequada à sua importância. O Anderson é para mim um jogador fenomenal (bem superior ao Nani) que será uma mais valia em qualquer clube onde actue e para o qual não haverá muitos substitutos. Basta recordar por exemplo o passe que efectuou no último jogo do campeonato para o segundo golo de Lisandro em que Anderson entrava da direita para o centro e vendo Lisandro entrar na área à sua frente, assim como dois adversários que saiam ao seu caminho, resistiu aquilo que a maioria faria, que era passar rasteiro, passe esse que seria interceptado por uma das duas pernas que se cruzavam à sua frente, e picou-a a uma altura de 20 ou 30 centímetros como se as pernas dos adversários fosse uma pequena rede de futevólei, isolando o colega uns 3 metros à sua frente. Esse foi para mim um lance que define bem o génio de um jogador que abre caminhos onde eles não existem com uma criatividade e qualidade que não é normal nos comuns mortais. Para além disso é um jogador que só está satisfeito com a bola e se não a tem procura-a incessantemente com a tenacidade de um miúdo de rua que quer a bola a todo o instante, sendo um jogador que nunca vira a cara à luta e ao trabalho na equipa. É um jogador incrível e que fará mais falta ao Porto do que Nani ao Sporting. É certo que quando ele faltou este ano devido à sua lesão isso não se verificou fatal, mas o Porto teve de modificar a sua estrutura e prescindir de um médio de características mais criativas. Não tendo uma solução interna, o Porto terá então de procurar um jogador no mercado o que poderá levar ao gasto de uma percentagem dos 30 Milhões ganhos com o jogador brasileiro, numa alternativa que dificilmente será de igual qualidade. Se a isto subtrairmos os cerca de 11 Milhões,valor descrito no jornal A Bola de hoje, que o Porto pagou por Anderson verificamos que o negócio não rendeu tanto ao Porto como o negócio de Nani rendeu ao Sporting.
Esperemos que estes jogadores evoluam como o Cristiano Ronaldo evoluiu durante o seu período no Manchester United pois jogadores com a sua qualidade são demasiado necessários ao futebol para se perderem pelo caminho, mesmo que não possam brilhar mais pelos campos portugueses.

Etiquetas:

12 Comments:

Blogger Defensor said...

Salve.
Já não me empolgo tanto com futebol. E agora é só isto que vemos: transferências e salários astronômicos por jogadores que não chegam aos pés dos craques do passado...
De qualquer forma, parabéns pelo texto coerente.
Abraços

5/6/07 22:31  
Blogger Lux Caldron said...

Salve amigo.
Eu sou suspeito para falar pois sou estudante na mesma faculdade onde leccionou Carlos Queiroz ou onde estudou Mourinho e pretendo dedicar também a minha vida a este desporto que venero, mas compreendo perfeitamente o que queres dizer.

Penso no entanto que o futebol continua a ter valores como os do passado o problema é que eles têm menos liberdade num futebol cada vez mais pragmático. Veja-se, por exemplo, o Ronaldo(fenómeno), que assim que foi para Itália foi enchido de músculos que o puseram muito mais forte mas que lhe roubaram a velocidade e alegria que punha em campo. E depois encheram-no de porrada até o mandarem por anos para o estaleiro.

O futebol tem craques, têm é muito menos lealdade do que tinha antes, os valores envolvidos no sucesso e insucesso também estão envolvidos nisso.

Por isso assumo aqui um compromisso. Enquanto for profissional neste desporto lutarei sempre para que os meus jogadores tenham essa lealdade.

Abraço

5/6/07 22:47  
Blogger Lux Caldron said...

Ainda digo mais caro amigo. No futebol de hoje até a perna do Garrincha endireitavam...

eheheh

5/6/07 22:50  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Sabias que o Cristiano Ronaldo foi moeda de troca aos 12 anos para pagar dívidas contraídas?

11/6/07 17:47  
Blogger Lux Caldron said...

Ya sabia. É normal nas transferências de jogadores jovens isso acontecer. Muitas das transferências de jogadores menores de 16 anos acaba por ser assim ou então, a maioria, em troca de bolas ou equipamentos, pois são coisas que acabam por ser uteis a clubes pequenos que muitas vezes não têm dinheiro nem para dar uma sandes aos jogadores no final dos jogos. E eles também sabem que nestas idades é muito dificil aguentar um jovem que queira sair porque os contratos são completamente amadores e bastava ao jogador ficar um ano sem jogar para ficar completamente desvinculado do clube.

11/6/07 18:39  
Blogger As Aparências Enganam said...

Olá, Lux! Sou novo aqui no Blogger. Sou escritor e busco amigos que tenham interesse em literatura. Quando tiver um tempo, visita o meu blog, ok? Um grande abraço e parabéns pelo seu blog!

17/6/07 19:17  
Blogger Lux Caldron said...

Obrigado Moniz e benvindo à blogosfera.
Vou passar pelo teu blog a dar uma vista de olhos.

17/6/07 22:02  
Anonymous Anónimo said...

realmente, eras capaz de te safar, qlq pessoa conseguia fazer o trabalho dessa gente das astrologias. eu cá acho piada em ler o horoscopo a outra pessoa e dar palpites sobre como vai ser o dia dele. e o mais giro, é q inventem qlq coisita ou entao vao ao da semana passada (ja reparei q alguns signos tem o dia igual ao dia q passou de outro signo, [confuso...]) e depois ganham mais q o meu pai e a mnh mae juntos. enfim...


**



o aqecimento global é uma coisa q me preocupa deveras. principalmente pq nao gosto msm de calor.

17/6/07 23:53  
Blogger Lux Caldron said...

Bem me parecia que as frases me pareciam sempre parecidas...eheh

Kisses Prinçusa*

18/6/07 00:18  
Blogger D. Maria e o Coelhinho said...

Não venho aqui falar de football pois a D. Maria está pelos cabelos, já não aguenta ouvir falar nisso.
Venho falar-te da minha vida com ela. Já viste com isto vai mal?!


Coelhinho

18/6/07 00:43  
Blogger Lux Caldron said...

Pois é Coelhinho...estas gajas são tramadas...

Sem ofensa D.Maria, mas orgias...é demais! Depois ainda diz que está chateada...

Mulheres Coelhinho...não há quem as ature...Já diz o meu avô: "não te cases, rapaz!Não te cases!"

Abraço

18/6/07 01:31  
Blogger As Aparências Enganam said...

Lux, valeu pela visita ao voyeur! Pois é... vamos ver aonde isso dará... rsrs.. de qualquer forma já valeu pelo fato de fazer novas amizades na net. Um grande abraço e até a próxima!

18/6/07 14:48  

Enviar um comentário

<< Home