sábado, novembro 24, 2007

Carta Aberta de Vítor Serpa a Luiz Felipe Scolari

Na edição de ontem (23/11/2007) de "A Bola" foi publicada uma carta aberta do seu director Vítor Serpa dirigida ao Seleccionador Nacional de Futebol que achei bastante pertinente, após as constantes irritações deste perante perguntas legítimas e oportunas de jornalistas, mas que muita gente fazia constantemente. Como já o disse aqui Scolari tem de receber os elogios que lhe são devidos mas também tem de viver com as criticas quando comete erros, e nesta qualificação ele cometeu bastantes...


Passo a citar algumas partes dessa carta aberta:


"Parabéns pela qualificação da Selecção portuguesa para a fase final do Europeu 2008"

"Independentemente do que se passar daqui para a frente, há certeza de que o nome de Felipe Scolari ficará na história do futebol português ... E por isso devemos estar gratos. Porque o povo português é justo e sensível aos que lhe abrem horizontes e vontades"

"... em nome de um futuro de continuado sucesso da selecção, que será bom, será, mesmo, essencial que o senhor se interrogue .... se sente suficiente entusiasmo para continuar a ser o seleccionador nacional"

"... e, assim, admitir o dever de saber conviver com os portugueses e com a sua cultura, ou se está farto desta sua vida, que a nós, por vezes, parece, de facto, principesca e privilegiada, mas que a si, pode, apenas parecer uma existência saturada e uma missão esgotada"

"Não vem mal ao mundo que o seu destino da Selecção Nacional se esgote aqui..."

"Não seria justo, por parte dos portugueses, violentá-lo numa espécie de sentimento de obrigação de continuar, se não for essa a sua mais séria vontade.
Portugal terá tempo de encontrar soluções e o senhor pode despedir-se em beleza"

"Claro que o senhor poderia desejar continuar a ser seleccionador de Portugal sem portugueses, ou, mais preciso, sem jornalistas portugueses. Mas isso, como o senhor sabe, é impossível. Poderia ainda, ... pedir a sua excelência Presidente do Conselho de Ministros que fizesse uma adenda ... no sentido de evitar que os jornalistas exercessem a sua função de comentar, opinar e, sobretudo, perguntar. Mas esse é um tempo que apenas nos faz pesar na memória o povo que fomos e acredite, não é previsível que volte."

"Ao vê-lo perder a cabeça com perguntas do género: «porque acha que a selecção não se qualificou com mais brilhantismo?», não posso deixar de lhe dizer que a única justificação plausível é a de que está farto de aturar os portugueses, ... , mesmo que não esteja farto da sua vida simpaticamente calma ao sol de cascais."

"... apesar do muito que faz pela Selecção, a Selecção pode passar sem Scolari, Portugal é que não pode passar sem portugueses. Ou o senhor se conforma com isso, ou diz-nos adeus ..."

"Mas pode ainda optar por prosseguir. Mas, se assim for, e oxalá que assim seja, não vejo outro modo que não seja o de respeitar a função e a missão dos jornalistas. Tem o direito de não os amar, e a parte boa é que não precisa de pedir nenhum em casamento; a parte má é que os jornalistas vão continuar a fazer perguntas e a querer ouvir respostas, ... , por suposta e admissível curiosidade do povo, que a si mesmo tem dedicado suficientes provas de consideração e estima."

"Continuar ou não continuar, eis a questão que só o senhor poderá e deverá responder."

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Frankie said...

Pah ouvi dizer hoje no rádio que a resposta é não: pelo menos, ele deu uma entrevista a um jornal brasileiro onde dizia que nem queria ouvir falar em renovar o contrato.

Dark kiss*

30/11/07 09:59  
Blogger Lux Caldron said...

Ainda ontem se dizia que até poderia renovar... hoje já não renova... deixe-me ir para lá trabalhar! :)

Aqui o Vitor Serpa ia ainda mais longe. Punha-lhe a hipotese de ele nem acabar o contrato, quanto mais renovar.

Dark kiss

30/11/07 16:11  
Blogger Frankie said...

Huuummmm, eu "boto" em ti para ir para o lugar dele, que dizes?! ;)

Dark kiss*

30/11/07 16:26  
Blogger Al Cardoso said...

Um excelente artigo, parabens ao autor e a voce que o publicou!

30/11/07 16:51  
Blogger Lux Caldron said...

Obrigado! Mas o mérito é mesmo todo do director de "A Bola"

Um abraço

30/11/07 18:09  
Blogger Lux Caldron said...

"Bora lá" Frankie!!! Começa já uma petição na net: "MIM PARA SELECCIONADOR!!!"

Se conseguirmos algum sucesso ainda posso ter futuro :) e só cobro metade do que o Scolari recebe, não sou fixe?

30/11/07 18:12  
Blogger Frankie said...

És, és! ;)

Ah mas não te esqueças que depois tens de dar uma comissão aqui à "je" por ter começado o movimento!

Interesseiraaaaaaaaaaaaaaaa

Dark kiss*

6/12/07 09:24  
Blogger Lux Caldron said...

OK! Combinado. És a partir de hoje a minha agente FIFA oficial! :)

Dark kiss*

7/12/07 03:32  

Enviar um comentário

<< Home